Ao que a quarentena obriga…

Olá olá!

Na semana passada escrevi uma pequena reflexão acerca das vidas desinteressantes das celebridades numa altura de quarentena (cliquem para ler a crónica “Vidas Desinteressantes“). Mas adivinhem só: de uma semana para a outra, as vidas não se tornaram mais interessantes.

Não é apenas aos profissionais de saúde que a pandemia está a afetar gravemente. Também afeta aos profissionais da vida social. Acreditem que seria muito mais divertido para mim estar a escrever sobre verdadeiras polémicas.

Não tenho grande hábito de escrever sobre celebridades nacionais, pelo menos desde que deixei o Correio da Manhã. Mas, como alguns de vocês pediram, decidi dedicar a crónica de hoje ao social português.

‘Mais um dia ao serviço’, José Carlos Pereira continua na luta”. Primeira notícia bombástica. Não pela notícia em si, mas por finalmente José Carlos Pereira ter acabado o curso de medicina. Quem diria que, um dia, iria mesmo exercer a profissão de médico. Depois de ter sido capa de algumas revistas, há uns meses, por não ter conseguido especialidade, o Covid-19 parece ter obrigado a que toda a ajuda fosse necessária, mesmo não especializada. Brincadeiras à parte, muitos parabéns Zé! Que sejas muito feliz na carreira de médico, e obrigado por estares na luta.

Fui obrigado a engolir as palavras! Afinal ainda há polémica no mundo rosa, mesmo em período de quarentena. E esta mais grave: “Cristina Ferreira acusada de plágio”. A acusação foi feita pela marca de calçado ‘Alameda Turquesa’ relativamente a umas sandálias usadas pela apresentadora da sua própria marca ‘Love Cristina’. Uma acusação deveras grave, e tenho a certeza que ainda fará correr muita tinta nas revistas. A estrela das manhãs da SIC já reagiu publicamente à polémica: “Vejo-me na obrigação e no dever de refutar estas acusações, que são falsas e injustas”. Estou contigo Cristina, espero que tudo se resolva da melhor forma e que se venha a provar que as acusações de plágio são falsas!

Acho também engraçado que os media rosa viram-se obrigados a ressuscitar figuras que já não eram faladas há muito tempo, devido à falta de notícias. Na semana passada, li bastante sobre Bibá Pitta, que estava um tanto esquecida. Tenho a certeza que todos adorámos ler sobre o treino online que Bibá fez com a filha ou sobre a barriga de grávida que outra filha mostrou nas redes sociais. Muito bem Bibá, é sempre bom renascer e voltar ao estrelato, nem que seja numa altura onde a escassez de notícias é grande.

No seguimento deste tema, Liliana Filipa, da quarta edição da Casa dos Segredos, admitiu nas redes sociais: “Não estou em forma. Tenho um problema no joelho”. Questiono-me se o jornalista que escreveu esta notícia não tinha nada mais interessante para escrever, ou então nem se deu ao trabalho de procurar. Depois admiram-se do estigma que se coloca sobre os jornalistas rosa. Conheço vários, muito bons até, mas esta não é, de todo, uma notícia. Principalmente pelo facto de ter sido informado num story informal aos seus seguidores. Pelos vistos, há demasiado tempo na redação para poderem estar a ver stories no instagram de concorrentes da casa dos segredos.

Por último, levanto-me para aplaudir Manuel Luís Goucha! Além de continuar com um estilo esplêndido, o seu sentido de humor está ao rubro. Confesso que a ironia é uma das figuras de estilo que mais gosto, e respostas irónicas são ótimas formas de desarmar comentários indelicados. Após ter sido chamado “fútil” por uma seguidora no seu instagram, por ter usado uma máscara rosa a combinar com o restante look, o apresentador respondeu apenas “Também acho”. A melhor resposta que poderia ter dado a este comentário completamente despropositado, o que se chama uma verdadeira “chapada de luva branca”, ou máscara rosa neste caso.

Como podem ver, e aprender com o tio Goucha, se há algo que o Covid-19 não nos pode tirar é o estilo e o bom-humor. Cuidem-se!

Luís Duarte de Sousa

2 thoughts on “Ao que a quarentena obriga…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s