Rio de Janeiro – capital do samba

Boas pessoal!

Depois de dois dias em Búzios, voltámos ao Rio de Janeiro. Alugámos um apartamento em Copacabana para ficar quatro dias na capital do samba e aproveitar o sol da região.

Contudo, o Rio de Janeiro tanto pode ser um paraíso como um inferno. Apesar de ser uma cidade realmente muito bonita, é também muito perigosa. É algo que se nota em todo o lado. Apesar de Copacabana não ser propriamente perigosa em relação ao resto do Rio, todo o cuidado é pouco, principalmente nas praias, pois como é uma zona turística, de vez em quando há arrastões (quando os assaltantes fazem uma fila na praia e passam levando tudo consigo).

Mesmo sem ser na praia, convém não andar com o telemóvel na mão ou no bolso e não dar qualquer indício de que somos turistas. Uma simples garrafa de água de um litro e meio diz muito sobre alguém que está a passear. Ao andar na rua, tentava falar o mínimo para que não se percebesse que era europeu (pois seria um alvo maior) e passar o mais despercebido possível.

Uma coisa que me deixou um pouco triste foi ver pessoas a pedir água na rua. Como a água do Rio está poluída e o calor é imenso, muitos sem-abrigo andam a pedir água para não morrerem à sede. Da única vez que saí com uma garrafa de água grande passei por uma criança de rua que veio pedir, muito educadamente, se lhe poderia deixar beber um pouco. Confesso que me cortou o coração ver que até um bem tão essencial como a água não era acessível a qualquer pessoa.

À parte da insegurança e da pobreza, passei no Rio de Janeiro vários momentos maravilhosos. As paisagens são de cortar a respiração e o pôr-do-sol em Ipanema é dos cenários mais bonitos que já vi. Milhares de pessoas vão de propósito para a praia ver este espetáculo e, quando o sol se põe, ouvem-se aplausos em todo o lado. Parecia que estava num sonho. Escrevi há algum tempo um post sobre o pôr-do-sol (podem consultar clicando aqui) mas estar a nadar na praia neste momento foi algo de outro mundo.

Neste ano, a prefeitura do Rio de Janeiro decretou que o período de carnaval duraria exatamente cinquenta dias e, a pouco menos de uma semana para o Carnaval, a cidade já está completamente eufórica e aguardar este momento. Os cariocas sambam na rua a toda a hora e desejam “bom carnaval” uns aos outros.

Deixo algumas fotos que tirei no Rio de Janeiro, espero que gostem!

Ed12Ed11Ed5Ed8Ed10Ed8Ed9Ed15Ed16Ed7Ed3Ed3Ed6Ed4Ed11

E vocês, o que acharam deste post? Comentem em baixo!

Tudo a correr bem por esse lado, e sejam felizes 😊

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s