Como manter-se hidratado no verão

Boas pessoal!

Agosto costuma ser um dos melhores meses do ano para muitas pessoas. As férias, o calor e a praia, são alguns dos fatores que contribuem para a boa disposição, felicidade e descontração de qualquer um. Contudo, é uma altura em que os cuidados com o corpo devem ser redobrados também.

Escrevi há pouco tempo um post sobre “Como prevenir o cancro da pele” (podem consultar clicando aqui). Hoje, dou-vos umas dicas sobre como manter-se hidratado no verão, visto que as perdas de água no organismo são superiores:

  • Água

Pode parecer cliché, mas a verdade é que o consumo de água regular faz toda a diferença para manter o organismo hidratado. A água também diminui a densidade do sangue, ajuda a desinchar o corpo, regula a temperatura, reduz infeções, evita a celulite e desintoxica. Criem o hábito de levar uma garrafa pequena de água convosco para onde forem, é uma medida prática, custa pouco e pode fazer toda a diferença!

  • Evitar bebidas alcoólicas em excesso

Geralmente, o consumo de álcool é especialmente elevado durante o verão. Esta altura do ano coincide com as férias da maior parte das pessoas, e com as férias vêm também muitas festas. Além disso, estar numa esplanada a tomar uma bebida refrescante como uma sangria é um prazer que pouca gente pode negar. Contudo, o álcool tem um efeito diurético no nosso organismo, responsável por uma maior eliminação de líquidos. O recomendável é beber moderadamente e compensar com outros líquidos.

  • Chás ou infusões

Os chás e as infusões, sejam quentes ou frias, ajudam a manter o corpo hidratado e podem auxiliar no processo de detox. Sejam originais, procurem várias formas de combinar ervas e bebam chá, o corpo agradece.

  • Frutas ricas em água

Estas frutas, além de ajudarem na hidratação, são uma fonte rica em nutrientes e contribuem para uma alimentação mais equilibrada. Optem por ingerir frutas da época, como ananás, melão, melancia e mantenham o corpo hidratado.

  • Água com limão

A mistura é ótima para hidratar o corpo, principalmente quando ingerida em jejum. O limão é rico em minerais e vitaminas e ajuda a eliminar toxinas do sistema digestivo. O ácido cítrico ajuda a maximizar a função da enzima que estimula o fígado e ajuda na desintoxicação.

  • Sopa

Muitas pessoas associam a sopa ao Inverno. Contudo, existem várias receitas de sopas úteis para se refrescar no verão e manter o corpo hidratado.

  • Leite

O leite contém uma mistura natural de hidratos de carbono de boa qualidade, proteínas e sódio, o que ajuda o corpo a reter fluidos, combatendo a desidratação.

  • Evitar alimentos gordurosos ou salgados

As gorduras exigem mais energia do nosso sistema digestivo para serem processadas, e o sal contido nos alimentos também retém líquidos. O resultado é uma digestão mais lenta e maior probabilidade de desidratação. Uma boa alternativa são as comidas mais leves, como as saladas.

Estas foram as minhas dicas para manter o corpo hidratado no verão. Não se esqueçam de aproveitar ao máximo esta estação maravilhosa e de hidratar-se!

Ed5Ed3Ed7Ed2Ed6Ed8Ed1Ed4

Tudo a correr bem por esse lado, e sejam felizes!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s