Como prevenir o Cancro da Pele

Boas pessoal!

Este é um tema muito falado todos os anos pelos profissionais de saúde. Contudo é, ao mesmo tempo, muito ignorado por grande parte dos jovens.

Tal como eu, grande parte dos jovens adora aproveitar o verão ao máximo. Não há como estar à beira-mar, a ouvir o barulho das olhas e a apanhar banhos de sol. É realmente uma terapia maravilhosa para a mente. Mas, para manter a “mente sã”, é necessário muito cuidado com o sol para manter também o “corpo são”.

Embora pareça uma realidade muito distante para muitos de nós, o cancro da pele afeta, todos os anos, milhares de pessoas em Portugal. Por isso, vou dar-vos algumas dicas que ajudam a evitá-lo:

  1. Óculos de Sol

Os óculos de sol são um elemento essencial para proteger os olhos e evitar que os Raios UV penetrem este órgão tão sensível do corpo. Evitem a utilização de óculos de sol sem esta proteção, pois podem piorar o estado dos vossos olhos.

Ed5

  1. Protetor Solar

Cerca de 70% do envelhecimento da pele é causado pelos raios UV. Por isso, o protetor solar deve ser usado diariamente. No verão, como a exposição ao sol é maior e os raios UV são mais fortes, a utilização do Protetor deve ser redobrada e o fator solar mais alto. Geralmente, utilizo o fator 50+.

  1. Chapéu

O uso de chapéu também deve ser regular pois minimiza a absorção dos raios solares pela pele e protege o pescoço e as orelhas (zonas que muitas vezes são esquecidas).

Ed7

  1. Roupas que protegem a pele

Seja para praticar desporto, trabalhar ou desfrutar ao ar livre, o guarda roupa adequado é essencial para a proteção da pele e aumenta a saúde cutânea.

Ed2

  1. Evitar a exposição ao sol nas horas críticas

Pode parecer cliché, mas fazer atividades ao ar livre entre o meio dia e as 16h deve ser evitado ao máximo, e é um ponto chave para evitar queimaduras solares. Neste período, sempre que possível, permaneçam à sombra.

Ed10

  1. Ter atenção aos sinais no corpo

A deteção precoce é vital no cancro da pele e, para isso, devem conhecer o vosso corpo. Com alguma regularidade, certifiquem-se de que nenhum sinal alterou a sua forma, cor ou dimensão. Em caso de dúvida, consultem o dermatologista, com alguma brevidade.

Ed1Ed3Ed2Ed4Ed6

E pronto, estas foram as minhas dicas. O cancro da pele é o tipo de cancro mais frequente no mundo. Pode ser tratado com sucesso se detetado precocemente. Aproveitem o verão, mas com cuidado: cuidem da vossa pele!

Tudo a correr bem por esse lado, e sejam felizes!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s