Consumismo: a culpa associada ao prazer

Boas pessoal!

Sei que tenho andado ausente, principalmente por dois motivos: não ando com muita inspiração para escrever e estou numa altura mais livre do semestre. Por isso, ando a aproveitar para me divertir e espairecer de todo o trabalho, visto que nem no verão tiro férias do blogue.

Hoje vou falar-vos acerca de um tema que foi debatido nas “Fast Talks” da ModaLisboa e que me tem atormentado um pouco: o consumo exagerado de produtos para estar “na moda”.

Digo isto mas também me considero consumista, e admito que sinto sempre alguma culpa associada ao prazer de cada vez que compro algo. Acho que todos nós acabamos por sentir, mesmo que tentemos ignorar muitas questões.

Ignoramos a poluição associada à produção em série de roupas das grandes cadeias de lojas, ignoramos a exploração infantil a que as grandes marcas recorrem para produzir muito a baixo custo, e as condições miseráveis de vida que estas pessoas têm, mesmo trabalhando mais de doze horas por dia, para que possamos ir a uma loja e comprar o que é para nós apenas “mais uma” peça de roupa.

Ignoramos estas questões principalmente porque estes problemas estão longe para nós. Não são as crianças da nossa família que deixam de ter futuro para terem de se autossustentar, mesmo mal tendo dinheiro para sobreviver. Não são os nossos rios que ficam completamente poluídos quando as roupas são tangidas. Não são as nossas plantações que ficam contaminadas com as chuvas ácidas derivadas da poluição das indústrias.

E realmente estes problemas estão longe, mas não é por isso que devemos fechar os olhos. Devemos pensar mais do que uma vez antes de comprarmos algo. Realmente precisamos de tantas roupas? Se todos nós passarmos a comprar de forma mais consciente, o planeta de certeza vai agradecer!

Ed7Ed1Ed3Ed9Ed8Ed5Ed2

E vocês, o que acham acerca deste assunto? Comentem em baixo!

Tudo a correr bem por esse lado, e sejam felizes 😊

One thought on “Consumismo: a culpa associada ao prazer

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s