8 dicas para que te sintas bem contigo próprio!

Boas pessoal!

Todas as pessoas passam por altos e baixos nas suas vidas, seja por motivos familiares, profissionais ou outros. Contudo, se se sentirem bem consigo próprias, terão muito mais facilidade em enfrentar os momentos menos bons pelos quais passam, e não se deixarão afetar tão facilmente pelo meio externo. Deixo-vos algumas dicas para que consigam sentir-se melhor convosco próprios e enfrentar o mundo com a maior leveza possível:

  1. Rodeia-te de pessoas que te fazem bem

Geralmente temos tendência para nos rodearmos de pessoas com quem nos identificamos. Com isto não quero dizer que te devas apenas rodear de pessoas iguais a ti, mas de pessoas que admiras e que te admiram e respeitam por aquilo que és, pelos teus gostos, pela tua forma de estar na vida e pela tua singularidade enquanto humano. Ao estares rodeado de pessoas que te fazem bem, sentir-te-ás acolhido e livre para seres tu próprio sem nenhum constrangimento, e tenho a certeza de que ficarás ainda mais próximo dessas pessoas.

2. Frequenta espaços onde te sintas bem-vindo

Ninguém gosta de se sentir deslocado e de estar num ambiente que não lhe diz nada. Este sentimento constante não é bom e vai fazer com que te sintas de parte e mal contigo próprio. Se gostas e te sentes bem em frequentar discotecas, porque não ir a uma de vez em quando? Pelo contrário, se não gostas de estar em determinado espaço e o fazes frequentemente apenas para agradar outras pessoas, vais pondo os interesses dos outros em primeiro lugar e nunca te sentirás confortável.

3. Encontra roupas que te favoreçam

Não precisas de seguir todas as tendências da estação nem parecer um manequim durante um desfile. Contudo, deves adequar a forma que te vestes à imagem de ti que pretendes passar às pessoas. Uma imagem forte e confiante de ti próprio, seja ela qual for, torna qualquer pessoa atraente e aumenta a autoestima.

4. Encontra aquilo em que és bom a fazer e exagera

Todos temos algo em que somos bons a fazer e que nos deixa satisfeitos, seja em área que for. Deves utilizar os teus pontos fortes ao máximo e sentir-te-ás realizado na área em que trabalhas.

5. Assume os teus pontos fracos 

Somos humanos. Como tal, a perfeição é algo que não nos assiste, e ainda bem! Conheceres os teus pontos fracos é também um ponto a teu favor. Se os esconderes, ao invés de dares uma imagem de pessoa confiante, as pessoas perceberão que tens algo a esconder e criarão uma barreira entre ti e elas. É impossível criar uma relação forte com alguém se não demonstrares as tuas fraquezas. Acredita que te sentirás melhor se demonstrares os teus pontos fracos e, ainda assim, as pessoas gostarem de ti. Se não gostarem, não faças esforço para as agradar, pois não precisas de pessoas que não gostam de ti na tua vida.

6. Sai da tua zona de conforto

É muito mais fácil viver na zona de conforto do que fora dela. Contudo, se viveres com receio de sair da mesma, nunca te sentirás bem e livre para fazeres aquilo de que realmente gostas. Não existe ninguém que seja bem-sucedido e feliz fazendo aquilo que apenas se sente confortável. Por isso, se queres ser feliz e ter orgulho de ti próprio, arrisca e luta por aquilo que queres, mesmo que tenhas de mudar de cidade ou de país.

7. Arranja forma de te expressares no mundo

Não interessa se toda a gente gosta daquilo que produzes, mas haverá sempre alguém que se identificará contigo. Se tens talento para pintar, expressa-te através da pintura. O mesmo se adequa a outras áreas como a escrita e o desporto. Ao exteriorizares o teu interior e seres apreciado pelas pessoas que se identificam contigo, sentirás vontade de produzir mais e verás o quanto és especial por seres tu próprio.

8. Pratica o bem

Todos já ouvimos a frase “quando somos bons para os outros, estamos a ser ainda melhores para nós”. E eu não poderia concordar mais com esta citação. Não precisas de passar horas numa instituição a fazer voluntariado para estares a fazer o bem aos outros, basta apenas facilitares a vida das pessoas à tua volta. Lembra-te de que os pequenos gestos fazem toda a diferença e, às vezes, uma simples palavra amiga pode fazer uma grande diferença na vida de uma pessoa que está em baixo. Há sentimento melhor do que ser a causa do sorriso de alguém mesmo que seja por uns breves minutos?

E pronto, foram estas as minhas dicas para te sentires melhor contigo próprio. Existem muitas outras mas considero que estas são as principais para que consigas encarar o mundo da melhor forma!

Tudo a correr bem por esse lado, e sejam felizes,

Luís Duarte Sousa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s